• lucasimlk

Conheça as histórias e mitos dos time da libertadores 2020

 1- América de Cali (Colômbia)

O Time que possui um escudo do diabo jogando bola


O escudo com o diabo que identifica o clube surgiu em 1940 como um símbolo de atores partindo do tempo demonstrando que os jogadores americanos jogavam como verdadeiro inferno na quadra. Durante os doze anos que passou o tecnico Gabriel Ochoa Uribe no América, o escudo com o diabo sempre foi inconveniente para o misticismo que ele mostrava. Portanto, os uniformes tiveram apenas as estrelas que correspondia os campeonatos vencidos.


Durante os 70 anos do clube, em 1997, decidiram recuperar o diabo para os escudos dos uniformes de jogo. A partir dessa data foi completamente banida o sentido mal que muitas pessoas davam e é considerado meramente figurativo.

Em 2007, para comemorar os 80 anos do clube foi temporariamente substituído o logotipo do diabo pelo logotipo dos oitenta anos em ouro, no fundo foram colocados os anos 1927-2007 e as estrelas do topo para os doze títulos nacionais que o clube tinha na época. Em 2008, o escudo voltou a mostrar somente o nome do América, com as doze estrelas, e após o título alcançado na Copa Mustang 2008-II, foi acrescentada mais uma estrela no escudo para completar a treze estrelas que possui atualmente o clube. Em 2010, a empresa colombiana de produtos esportivos e têxteis Saeta, firmou com o clube como novo patrocinador e fabricante do vestuário da equipe, e nas suas inovações, nos novos uniformes, voltou com o clássico escudo com o diabo e as treze estrelas de branco em cima.

Mitos e lendas sobre América de Cali : No ano de 1997 o América de Cali colocou de volta o escudo do diabo nos uniforme de uma vez por toda, algumas pessoas alegava que era por conta da má fase que time passava, estava 5 anos sem ganhar um titulo nacional -

alguns relatos alegava que alguns dirigente do clube fazia ritual toda temporada que se iniciava o campeonato colombiano, porem mesmo assim o clube fico de 1992 até 1997 sem ganhar titulo do campeonato colombiano, os dirigente acreditava que os ritual não estava surtindo efeito, pois o clube não possuía imagem do diabo nos uniforme, então assim em 1997 o clube voltou com uniforme do diabo oficialmente. 


Depois disso o América de Cali ganho vários títulos ano após ano, no mesmo ano que voltou a imagem do diabo no uniforme o America de cali levantou titulo do campeonato colombiano em 1997, em 1999 Ganhou seu primeiro titulo internacional conhecido como copa merconorte.

Nos anos seguinte levantou titulo colombiano mais uma vez, em 2000, 2001 e 2002. 



2- Jorge Wilstermann (Bolivia)

Foi fundado no dia 24 de Novembro de 1949 por um grupo de trabalhadores da Lloyd Aéreo Boliviano, que queriam um time que representasse a empresa. Seu primeiro nome foi San José de la Banda e suas primeiras cores o azul celeste e o branco. Seu nome foi mudado posteriormente em homenagem ao primeiro piloto comercial boliviano.

Mas, quem foi Jorge Wilstermann? Deve ter sido alguém importante, certo?


Nascido em abril de 1910, Jorge Wilstermann Camacho era filho de um mecânico que se tornou o primeiro piloto comercial de aviões da história da Bolívia. Apesar de civil, ele se destacou durante a Guerra do Chaco, contra o Paraguai, quando cumpriu mais de 700 mil quilômetros de voo. Uma tragédia fez com que Jorge fosse imortalizado. Em 1936, quando tinha apenas 25 anos, um acidente com o avião que ele pilotava rumo a Oruro provocou a morte de 13 pessoas. Entre elas, estava o piloto. Enterrado com pompa, Wilstermann foi homenageado pela LAB (Lloyd Aéreo Boliviano), para quem trabalhava, e passou a dar a nome para o aeroporto de Cochabamba.


O mesmo aconteceu com o clube onde os funcionários da empresa praticavam esportes. O Club Deportivo LAB, agora renomeado como Jorge Wisterlmann, cresceu, deixou de ser apenas uma agremiação de funcionários da aviação, tornou-se uma das forças do futebol boliviano e eternizou o nome do piloto Veja o retrato do Jorge Wilstermann :

3- Flamengo (Brasil) 

A origem:

Em fins do século XIX o remo dominava o Rio de Janeiro. O futebol começava apenas a aparecer em alguns clubes, mas ainda era olhado com certo temor, pois não estava sendo recebido com entusiasmo pela sociedade carioca. A criação de um grupo organizado com o objetivo de disputar competições de remo com clubes de outros bairros surgiu entre jovens do bairro do Flamengo, no Café Lamas, no Largo do Machado.

Nestor de Barros, José Agostinho Pereira da Cunha, Felisberto Laport, Augusto Lopes, Mário Spindola e José Félix da Cunha Meneses compraram um barco, chamaram-no de "Pherusa" e o reformaram.

Em6 de outubrode 1895 os antes citados, juntamente com Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, saíram da Ponta do Caju, e com o tempo desfavorável, foram rumo à Praia do Flamengo, mas o vento fez o barco virar. Bahia nadou até a praia para conseguir ajuda e chegou algumas horas depois, mas a chuva parou rapidamente e outro barco, o "Leal", resgatou os jovens e o que tinha restado da Pherusa. Então foi iniciada uma nova reforma da embarcação, mas ela foi roubada e desapareceu. O início no futebol:

A partir de 1902 o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol, e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro a fim de acompanhar as regatas. Alberto Borgerth representava bem o exemplo, pois pela manhã remava pelo Flamengo e à tarde jogava pelo seu clube, o Fluminense. Entretanto, em 1911, houve a cisão no Fluminense e muitos jogadores do tricolor vieram para o Rubro-negro, resolvendo em assembleia do dia 8 de novembro de 1911 fundar um departamento de esportes terrestres, com Alberto Borgerth na direção. A briga entre Oswaldo Gomes e muitos dos jogadores do primeiro quadro do Fluminense foi a razão da discórdia. Originalmente pensou-se em uma simples adesão ao Botafogo, mas como o alvinegro, na época, era o grande rival do Tricolor Carioca, a ideia foi logo descartada. Em seguida consideraram a ideia de reforçar o já estabelecido Paysandu, mas também foi vetado, uma vez que o clube era composto exclusivamente de ingleses. Finalmente, surgiu a ideia de Borgerth, de se criar uma seção de futebol no Flamengo. A proposta foi aprovada e consagrada na assembleia do clube, realizada no dia 8. Mitos e Lendas: A Torcida do Flamengo chegou a 33 milhões, o que corresponde a 18,1% dos 182 milhões de habitantes do país. Mas o que tem por trás disso? Durante a ditadura os militares viram a necessidade de criar massas alienadas para serem melhor manipuladas pela Rede Globo(TV recém-criada pelo governo e seus jornais oficiais).Como o Futebol era a grade paixão nacional, a ideia foi engrandecer determinados clubes de futebol para que fossem queridos pela massa menos culta(o 'povão')não só do RJ e de SP mas como de todos resto do país, de forma que a alienação fosse disseminada de forma mais efetiva. Roberto Marinho dono da emissora e fanático torcedor rubro-negro não teve dúvidas de que clube seria esse.

Daí nasceu o mito da 'imensa nação' rubro negra com a Globo mitificando suas cores, jogadores e torcedores. Começou uma das maiores enganações e manipulações da história do Brasil: Walter Clark- comandou a Globo por 12 anos (de 65 a 77).Saiu de lá para ser vice-presidente do Flamengo em 78. Walter Clark: vice-presidente do Flamengo em 78.

O ano de 1977 até então tínhamos todos os grandes clubes cariocas campeões a nível nacional: 1968-Taça Brasil - Botafogo-RJ 1970-Torneio Roberto Gomes Pedrosa - Fluminense-RJ 1974-Campeonato Brasileiro - Vasco-RJ CADÊ O Flamengo? ELE SÓ TINHA APENA UM TONEIO RIO-SÃO PAULO EM 1961, ERA PRECISO FAZER ALGUMA COISA... No final de 1977, na Rede Globo, sala de Otto Lara Resende, nascia a Frente Ampla pelo Flamengo para a qual Magaldi, um de seus inventores convocou este também Rubro-negro. Na partilha das tarefas, coube-me a propaganda e a edição de um periódico para preparar uma futura ação eleitoral. Nosso companheiro da Globo era o panamenho Homero Icaza Sanchez, chefe da pesquisa da rede e conhecido no meio pela sua competência como ' o BRUXO'. Magaldi pediu a Homero junto ao colégio eleitoral do CRF, 3 mil associados e havia, ela ordem duas preocupações prioritárias : a situação geral, financeira e administrativa. O Futebol: Escolhido Marcio Braga como nosso candidato, criei e gravei um comercial com ele, abordando a preocupação maior. Carlinhos Niemayer, o empresário do canal 100, jornal cinematográfico exclusivo sobre futebol, foi escolhido para a mensagem da segunda preocupação. Eram 11 horas da manhã quando, no dia das eleições, Walter Clark e Magaldi, junto ao meu carro, estacionado na sede do Morro da Viúva, aguardavam as notícias. Cheguei e disse: 'Podemos iniciar as comemorações, o milésimo eleitor, 87 anos, acaba de votar'. E, abrindo a porta do carro, indaguei: - Champanhe, uísque ou vodca? A vitória, acachapante, foi comemorada até de madrugada numa churrascaria da Zona Sul. Ano seguinte, o Flamengo, com Walter Clark como vice de futebol, era campeão estadual com vitória nos dois turnos. Completou-se, depois, um tri- estadual, um campeonato brasileiro, um carioca, a Libertadores da América e, em 1981, no Japão, o Flamengo sagrava-se campeão mundial.


22 visualizações0 comentário